Coordenador : Fabia Monica Souza dos Santos
Ano: 2023
Edital: UFF/PROEX - Fluxo Contínuo 2023
Protocolo: 399927.2206.205864.07112023
Departamento/Setor: RPS
Área Temática : Educação
Tipo: Projeto
Publico Alvo : Crianças de 0 a 11 anos, filhas e filhos de Discentes, Docentes, Servidores e Funcionários da UFF Rio das Ostras, e seus familiares.
Local de atuação: As ações do projeto estão previstas para ocorrerem em toda a infraestrutura do Campus Universitário de Rio das Ostras. Pretende-se realizar atividades tanto ao ar livre quanto em ambientes fechados, incluindo, mas não se restringindo, às seguintes áreas: Quadra esportiva, Anfiteatro, Horta Comunitária, Biblioteca, Galeria de Arte, Jardins, Salas de aula.
Objetivo
Objetivo Geral Co-construir um espaço lúdico e interativo com as/os filhas/os de alunas/os, servidores docentes e técnico-administrativos, propiciando o bem-estar e desenvolvimento das crianças e o acolhimento e apoio dos responsáveis durante sua vida acadêmica. Pretende-se também promover uma área de integração com as crianças da comunidade no entorno da universidade, ampliando redes e conexões, efetivando a vocação universitária no tripé ensino-pesquisa-extensão. Objetivos Específicos Possibilitar à criança o desenvolvimento de sua criatividade, através de brincadeiras livres e dirigidas; Proporcionar um maior número de experiências e descobertas através de atividades lúdicas; Estimular o uso do brinquedo como atividade formadora do desenvolvimento intelectual, social e emocional; Proporcionar aquisição de conhecimentos e o desenvolvimento de habilidades socioemocionais e relacionais de maneira simples e prazerosa; Estimular o jogo e a participação nas brincadeiras, favorecendo a socialização das crianças; Proporcionar aos discentes envolvidos no projeto um espaço para aplicar o conhecimento teórico abordado durante as aulas; Criar um ambiente de interdisciplinaridade, em que discentes dos cursos do campus de Rio das Ostras possam colaborar com o desenvolvimento de atividades voltadas para a infância, em seus respectivos âmbitos acadêmicos; Promover um espaço de apoio às lactantes, oferecendo um Mamário (ambiente propício à amamentação e/ou ordenha de leite materno); Fomentar a organização de uma rede de apoio entre as famílias atendidas pelo projeto, que serão convidadas a participar ativamente da gestão do espaço e de suas atividades; Intermediar a adaptação dos espaços da universidade para o uso acessível a todos, incluindo famílias em toda sua diversidade. Articular ações de extensão em andamento nos cursos do campus de Rio das Ostras com este projeto.
Resumo
A UFF de Rio das Ostras vem se consolidando e buscando propiciar uma educação de qualidade e, consequentemente, colaborando com o desenvolvimento da região. Mas sabe-se que existe ainda um grande potencial a ser explorado apesar do crescimento em vários aspectos: número de docentes e técnicos, cursos de graduação e pós-graduação, atividades de extensão e projetos, além das possibilidades crescentes para a comunidade de Rio das Ostras e regiões circunvizinhas. Diante do exposto, o projeto Brinquedoteca da UFF Rio das Ostras tem como objetivo oferecer um espaço lúdico de apoio parental para os estudantes, técnicos, docentes e demais trabalhadores, atendendo a crianças de até 11 anos de idade, enquanto os pais e/ou responsáveis se encontram em atividades acadêmicas e laborais. Este projeto de construção de um espaço lúdico é de suma importância para o campus, de modo a atender às necessidades da comunidade acadêmica, além de um espaço seguro em que as crianças possam se desenvolver, respeitando o direito das famílias de assistirem suas aulas com tranquilidade e dos trabalhadores da UFF de Rio das Ostras desenvolverem seu trabalho com maestria. Nesse sentido, a brinquedoteca proporcionará um espaço para a criação de brincadeiras livres e orientadas em que a criança possa desenvolver a imaginação, tão característica nessa fase, aprimorando suas potencialidades físicas, emocionais, culturais e sociais. O espaço também será um ponto de apoio para as famílias, oferecendo local para amamentação/ordenha de leite materno, troca de fraldas e acolhimento familiar.